Nesta terça-feira, dia 12, a chuva deu uma trégua na Praça Duó, na Barra da Tijuca, possibilitando a realização do treino dos skatistas que participam da fase classificatória do Oi STU Open 2019. Nomes como Pamela Rosa, Kelvin Hoefler, Pedro Barros, Alex Sorgente, Misugo Okamoto e Sky Brown, que já estão pré-classificados, circularam pelo evento dando uma prévia da competição que começa amanhã, dia 13. Mais de 200 skatistas de 39 países prometem fazer uma prévia do que será a estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.
Depois de uma garoa leve de manhã, o tempo abriu e os treinos puderam finalmente começar às 11h. Os skatistas foram divididos em baterias e se revezaram nas pistas ao longo do dia.
Até às 19h os treinos rolaram normalmente, quando começou a chover e as atividades nas pistas foram interrompidas.
O dia foi animado na Barra e grandes nomes do skate mundial já circulam por aqui. No Park masculino presença de nomes como Pedro Barros, Pedro Quintas, Murilo Peres, Zion Wright e Alex Sorgente. No feminino, Misugu Okamoto, Sky Brown, Yndiara Asp, Dora Varella e Isadora Pacheco também já fizeram check-in na competição.
No street, Rayssa Leal e Pamela Rosa aproveitaram o dia para acompanhar os treinos. No masculino, Felipe Gustavo foi um dos skatistas que treinaram. Dos estrangeiros, feras como Manny Santiago e Micky Pappa também já estão na área.
“As expectativas são sempre as melhores. Acabamos ficando sem treino, por conta da chuva, que caiu agora no final do dia. Mas, já tenho minha linha formada. Agora é colocar ela na pista e torcer para dar tudo certo”, diz Pedro Quintas, atual terceiro colocado no ranking olímpico.
O cronograma do dia, no momento, está paralisado, podendo retornar caso as condições melhorem.
O time verde-amarelo será representado por mais de mais de 40 skatistas na competição.
Vale ressaltar que os primeiros colocados do ranking olímpico, do qual alguns brasileiros fazem parte, já estão garantidos na semifinal de toda a segunda janela da classificação para Tóquio (da qual o Oi STU Open faz parte).
Sobre Letícia Bufoni – nota oficial enviada pela assessoria de imprensa da atleta
A atleta Letícia Bufoni não irá competir o Oi STU Open no Rio de Janeiro essa semana. Ela ainda está se recuperando de uma lesão no pé esquerdo e não vê a hora de voltar para o resto da temporada de 2020 da World Skate / SLS.
Corrida olímpica
A disputa de Park do Oi STU Open abre a segunda janela de classificação olímpica e valerá como uma etapa do Pro Tour, distribuindo valiosos 60 mil pontos para o primeiro colocado. Já no Street, a etapa somará 40 mil pontos para o campeão, valendo como um Five Stars.
Festival de cultura urbana
O Oi STU Open é o maior festival de cultura urbana na América Latina. Na programação, shows, oficinas, workshops e arte. Nesta quarta, a programação contará com a abertura do Oi STU Gallery, que trará a exposição do Bruno Big, artista responsável pela identidade visual do evento. Big reunirá telas e posteres na galeria de arte do evento.
No STU Store, produtos exclusivos STU + Oi STU Open, como bonés, camisas e shapes personalizados. No STU Music, Beach Combers fecha a noite com seu surf music. O trio carioca sobe ao palco às 21h.
Programação completa no https://www.skatetotalurbe.
Apresentado pela Oi, que assina o naming rights do evento, o Oi STU OPEN é viabilizado pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Conta com o apoio da Vans e TNT Energy Drink, parceria do Canal OFF e Grupo Coruja, além do apoio institucional da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Rioeventos e da Riotur. O Oi STU OPEN é homologado pela Confederação Brasileira de Skate (CBSk), Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e World Skate. A idealização e realização são da Rio de Negócios.
A OI E O ESPORTE
A Oi acredita no potencial de transformação do esporte e patrocina grandes eventos esportivos como o Oi STU Open, Oi Rio Pro, Oi Pro Júnior – voltado para a categoria de base do surfe. Além de apoiar atletas de diferentes modalidades, como os skatistas Pedro Barros e Leticia Bufoni, e os surfistas Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Silvana Lima, Adriano de Souza, Tatiana Weston-Webb, Davizinho e Tainá Hinckel, a companhia acelerou, em parceria com o Instituto Ekloos e apoio do Oi Futuro, 5 projetos de surfe na Região dos Lagos, que são voltados para a população local. Também patrocina a equipe de judô Oi Sogipa, no Rio Grande do Sul.
A companhia também valoriza a cultura Geek e o eSports, apoiando eventos como a Game XP, CCXP, o Prêmio eSports e o projeto Afrogames, uma escola de games voltada para crianças de comunidades, em Vigário Geral (RJ), além de investir e incentivar plataformas digitais como o Final Level.
Sobre a World Skate
A World Skate, fundada em 1924 na Suíça, promove o desenvolvimento global do skate e dos esportes de patinação. Providenciando uma plataforma moderna para o gerenciamento de todas as modalidades, a entidade apoia a autonomia e promove a autenticidade em sua governança. Atualmente, a World Skate reconhece 124 Federações Nacionais. Para maiores informações, por favor visite o site: www.worldskate.org
Sobre a Confederação Brasileira de Skate (CBSk)
Criada para encarar os desafios futuros do skate a partir do Século XXI, a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) é responsável pela regulamentação e gestão do esporte no Brasil. Fundada em 6 de março de 1999, a entidade comemora 20 anos de crescimento e amadurecimento, ajudando e unindo gerações, com muito esforço e orgulho, através das 4 rodinhas.
Sobre a Plataforma STU
A plataforma STU celebra a essência do skate, promovendo as principais competições de Street e Park da América Latina e do mundo, com os maiores nomes da atualidade, estimulando o desenvolvimento de cenas nacionais da cultura urbana, e gerando um impacto socioeconômico positivo e transformador por todo o Brasil, através de ações de inclusão social e construção e reformas de pistas de skate.
A plataforma, que teve início de maneira grandiosa em 2017, explodiu em 2018 com a consolidação do circuito brasileiro de skate e a formação da Seleção Brasileira de 2019, válido como ranking da CBSk. Um marco na história do esporte, potencializando esse novo momento rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.
Muito mais que esporte, o STU acredita que o skate é rua, é música, é arte e estilo de vida. O skate junta, conecta e impulsiona as pessoas. O conceito da plataforma STU é de valorização das mais diversas manifestações urbanas regionais, para garantir ainda mais visibilidade à cena da cultura local, encontrada nas cidades por onde os eventos passam.
Nesse ano, a plataforma ficou ainda mais consistente com a chancela dos eventos também pela World Skate, trazendo ainda mais protagonismo para o Brasil, com competições importantes e de alta pontuação para a corrida olímpica.
SKATE TOTAL,
BEM-VINDOS À NOSSA URBE!